TERAPIA COGNITIVA SEXUAL
HOME   >   PSICOTERAPIAS   >   TERAPIA COGNITIVA SEXUAL

Terapia Cognitivo Comportamental
Terapia Cognitiva Sexual


A Terapia Cognitiva Sexual é uma proposta de psicoterapia da sexualidade que integra os paradigmas comportamental, cognitivista e contextual a um entendimento profundo das questões que cercam a sexualidade. A Terapia Cognitiva Sexual entende que crenças distorcidas a respeito de sexo, bem como a forma como o indivíduo interpreta as situações sexuais, tem impacto direto na maneira como a pessoa se sente, em como o organismo se prepara para a relação e também no comportamento sexual. Na Terapia Cognitiva Sexual, as pessoas vão tomando consciência sobre suas crenças e padrões distorcidos e aprendendo como modificá-los na prática, rumo a uma vida sexual satisfatória. Ao longo da terapia, o paciente vai experimentando novas formas de agir, ganhando controle sobre os pensamentos e emoções que distraem a atenção na hora do sexo, aprendendo a se comunicar com o parceiro e a entender melhor as próprias necessidades e as do outro. É um processo de terapia breve com técnicas especificamente desenvolvidas para esse fim.


Nesse sentido, a TCS nasce da articulação teórico-prática entre as TCCs e saberes das ciências sociais, da psicologia social, das teorias sistêmicas e das evidências científicas produzidas pela medicina sexual. Ao se constituir enquanto um método estruturado de intervenção psicoterápica, a TCS permite submeter seus pressupostos e técnicas à validação empírica, bem como possibilita o treinamento de profissionais. Dessa forma, podemos perceber que a TCS cumpre uma missão social de instrumentalizar psicólogos e profissionais de saúde com ferramentas baseadas em evidências para uma abordagem adequada da queixa sexual. Desde 2017, foram instauradas três frentes de ação nessa direção: formação de profissionais na modalidade à distância, estruturação de um grupo de pesquisa acadêmica (NUDS, Núcleo de Disfunção Sexual, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do IPUB/UFRJ) e ações de divulgação científica.


O curso de formação à distância em TCS já formou aproximadamente duas centenas de alunos de todos os estados do Brasil, além e outros profissionais brasileiros que residem no exterior e prestam atendimento à comunidade brasileira. A proposta de formação continuada do curso permite a constante atualização e troca de experiência e saberes entre os profissionais, formando uma rede multidisciplinar de estudos em sexualidade (Mapa da Terapia Cognitiva Sexual). O NUDS é um núcleo de pesquisa coordenado pela Dra. Aline Sardinha, sob supervisão do Dr. Antonio Egidio Nardi que visa realizar pesquisas nas diversas áreas da sexualidade, bem como a formação de novos pesquisadores mestres e doutores nessa área e conta com atualmente treze colaboradores. Dessa forma, nos últimos três anos foi possível não apenas formar profissionais e pesquisadores e produzir pesquisas, como também contribuir para a divulgação de evidências científicas em saúde sexual, através de produções bibliográficas em diversos níveis e para os mais diversos públicos: livros e capítulos de livros detalhando a intervenção clínica para profissionais, construção de ferramentas clínicas que ajudam a estruturar a atuação clínica (p e. Baralho da Sexualidade), artigos científicos e material escrito e audiovisual para leigos. 


Uma preocupação adicional é a acessibilidade desses materiais. Por isso, 80 exemplares do livro que inaugura a proposta foram doados para bibliotecas universitárias em todo o Brasil, os demais livros foram publicados também no formato eletrônico, mais de uma dezena de capítulos foram escritos para os principais livros de formação profissional produzidos nos últimos anos em TCCs e muito material vem sendo produzido e disponibilizado nas redes sociais. Podemos concluir portanto, que valores como o apreço pela ciência, a liberdade e a flexibilidade de pensamento, o questionamento dos pressupostos e paradigmas disfuncionais, a ética, a responsabilidade, a igualdade e os direitos humanos norteiam todo o desenvolvimento da TCS, com o objetivo último de construir as bases para uma vivência mais autônoma, digna e satisfatória da sexualidade para todas as pessoas. 


Se você é profissional de saúde e quer sabe mais sobre a Terapia Cognitiva Sexual, clique em "Ensino" e "Pesquisas" no menu principal do site. Lá você vai ter acesso a todas as publicações e informações sobre pesquisas em andamento, cursos presenciais e online e supervisão clínica.

NOVIDADE: MAPA DOS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM TERAPIA COGNITIVA SEXUAL NO BRASIL!

Como encontrar um profissional qualificado para lidar com questões da sexualidade?

Quando você precisa procurar um terapeuta para encaminhar um paciente, um colega para palestrar sobre temas em sexualidade ou alguém para ajudar a pensar alguma questão específica sobre esse assunto na sua empresa, escola ou serviço de saúde, como encontrar?
E se você também se interessa ou trabalha com sexualidade, será que tem alguém perto de você que também está estudando sobre isso?

Muita gente não sabe, mas a maior parte dos profissionais de saúde e educação, inclusive psicólogos, não tem formação adequada para atender a demandas clínicas e institucionais relacionadas à sexualidade.
Infelizmente, a maioria nunca teve uma aula sequer nos seus cursos de graduação sobre sexo.
Foi para atender essa demanda que eu criei o Curso de Formação Online em Terapia Cognitiva Sexual, que já formou dezenas de alunos em todo o Brasil.

Graças a isso, agora posso trazer para vocês o Mapa da Terapia Cognitiva Sexual. Nessa lista, que cresce a cada dia, você vai encontrar alguns dos profissionais que fizeram o Curso de Formação Online em TCS e que hoje se sentem qualificados para atender à queixa sexual.

Você pode buscar por localidade, nome e até por plano de saúde! 



Quer marcar uma consulta, escreva para mim!

Mapa da Terapia Cognitiva Sexual





< voltar
 
Rua Visconde de Pirajá, 595 / Sala 403, Ipanema, Rio de Janeiro
E-mail: alinesardinhapsicologa@gmail.com