CURRÍCULO
HOME   >   CURRÍCULO


Aline Sardinha é psicóloga graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Terapeuta Cognitivo Comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). É professora do Programa de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental da Universidade Salgado de Oliveira (Universo, RJ) e atua também em clínica particular como psicoterapeuta e supervisora. 

Tem doutorado e mestrado em Saúde Mental pelo Laboratório de Pânico e Respiração do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB/UFRJ) e especialização em psicoterapia de família e casal (PUC-Rio). Tem experiência e interesse nas áreas de Terapia Cognitivo-Comportamental, sexualidade e terapia de casal. 

É ex-presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro (ATC-Rio, www.atc-rio.org. br, 2014-2016), e membro da Diretoria da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC, gestões 2011-atual). É membro do Grupo de Trabalho Pesquisa básica e aplicada em uma perspectiva Cognitivo-Comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). 

Foi coordenadora e supervisora clínica do Curso de Extensão de Qualificação e Treinamento Profissional em Terapia Cognitivo Comportamental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB). Em 2011 foi professora de Psicopatologia, Psicofarmacologia e Neurociência e Comportamento do curso de graduação em Psicologia do Uni-IBMR/Laureate. Já ministrou aulas em cursos de pós-graduação, preparatórios para concursos, atualização e extensão e e também palestras e workshops em diversas partes do Brasil. 

Em 2007, foi pesquisadora visitante no Center for Evolutionary Psychology, na University of Califórnia, Santa Barbara (UCSB) na Califórnia, EUA. e na Equipe de Neuropsicologia do Montreal Neurological Institute (McGill), em Montreal, Canadá.  

Em 2012, completou a formação em Coaching pelo Centre for Coaching, Middlesex University, Londres – Inglaterra. 

É autora do site Pílulas de Bem Estar, de divulgação de conhecimento científico sobe psicologia, saúde e bem estar voltado para o público leigo (www. pilulasdebemestar.com.br). 

Possui diversos capítulos de livro e artigos publicados em revistas científicas brasileiras e estrangeiras indexadas, outros trabalhos já aceitos para publicação, além de pesquisas apresentadas em congressos nacionais e internacionais. Pelo ISI tem um índice-H de 5 e 69 citações e pelo SCOPUS 26 artigos, índice-H de 8 e 158 citações recebidas. 

É autora do livro Terapia Cognitiva Sexual: uma proposta integrativa na psicoterapia da sexualidade (2017), do Baralho da Sexualidade: conversando sobre sexo com adolescentes e adultos (2017), dos ebooks Como Abordar a Queixa Sexual? Um guia para psicólogos, educa- dores e profissionais de saúde (2018) e Terapia Cognitiva Sexual: Teoria e prática (2018).

Aline Sardinha é autora da Terapia Cognitiva Sexual, uma psicoterapia de abordagem cognitivista e contextual especificamente voltada para o tratamento das questões sexuais. Desde que a Terapia Cognitiva Sexual foi apresentada, inúmeros alunos – entre psicólogos e outros profissionais de saúde – já foram formados em cursos presenciais na abordagem ou são supervisionados diretamente pela Dra. Aline. Agora, a formação em Terapia Cognitiva Sexual é possível também na modalidade à distância, através do Curso Online de Terapia Cognitiva Sexual. 


Para saber mais detalhes, clique aqui, acesse meu Currículo Lattes

 
Rua Visconde de Pirajá, 156 / Sala 404, Ipanema, Rio de Janeiro
E-mail: contato@alinesardinha.com