Psicóloga Clínica (CRP/05:34.146)

Terapia Cognitivo-Comportamental
e Coaching

Rio de Janeiro, Brasil

E-mail: contato@alinesardinha.com
 
 
 
Coaching
 O que é coaching?

Coaching, de uma forma simples, é um processo de facilitação da mudança. O coach é o profissional que trabalha ajudando seu cliente a sair de um ponto A qualquer em sua vida e chegar a um ponto B da melhor forma. A tarefa do coach é, junto com o cliente, refletir e determinar quais as metas a serem atingidas, quais os possíveis caminhos a serem trilhados até elas e como percorrê-los da melhor forma. Apesar de parecer simples, realizar mudanças e alcançar objetivos está longe de ser uma tarefa fácil. Mesmo que se saiba onde quer chegar, o processo de mudança é complexo e cheio de percalços que fazem com que, em muitos momentos, seja necessária ajuda especializada.

Para que serve o processo de coaching?

O coaching pode ser usado como ferramenta para o desenvolvimento de uma ampla gama de habilidades, bem como instrumento de facilitação mudança nos mais diversos setores da vida de uma pessoa. Podemos pensar em um processo de coaching para alcançar metas e transpor dificuldades no âmbito do trabalho, para redelinear uma trajetória profissional, para auxiliar no desenvolvimento de habilidades que passam a ser necessárias em uma determinada função etc. Além disso, um coach pode auxiliar o cliente a implementar mudanças em aspectos da sua vida de uma forma geral, como modificar hábitos que não condizem com os objetivos de vida ou os valores do cliente, implementar um estilo de vida mais saudável e tomar e implementar decisões nas mais variadas áreas da vida pessoal.
Dessa forma, quando pensamos em coaching, devemos ter em mente um caminho rumo à mudança, a transposição de dificuldades objetivas e psicológicas e o desenvolvimento das habilidades que são necessárias para realizá-la.
Cada processo de coaching é único, centrado nas necessidades daquele cliente, naquele momento, de forma colaborativa e eficaz.

O que é o coaching cognitivo comportamental?

O coaching de orientação cognitivo comportamental utiliza o referencial teórico já amplamente pesquisado e validado da terapia cognitivo comportamental para elaborar técnicas específicas que visam atender os objetivos do cliente no curto, médio e longo prazo. O coaching cognitivo comportamental tem como principal instrumento de trabalho a modificação da forma de pensar e a possibilidade de observar uma mesma questão de diversos ângulos, facilitando a geração de soluções que não tinham sido alcançadas anteriormente. Além disso, o coaching cognitivo comportamental tem técnicas especificamente testadas e validadas para lidar com as emoções e outros processos cerebrais que atrapalham a performance, além de estratégias especificamente voltadas para a modificação de comportamentos.

Qual a vantagem de fazer coaching com um profissional psicólogo?

O coaching é ótimo quando realizado para os problemas aos quais a técnica, de fato, se propõe a modificar. Apesar de muito eficaz para muitos problemas, coaching não é uma solução mágica para todas as situações. O coaching realizado por psicólogo tem como principal vantagem a possibilidade de uma avaliação das questões trazidas pelo cliente não apenas à luz das técnicas de coaching, mas também levando em consideração possíveis aspectos que contraindiquem a utilização do coaching como ferramenta de mudança. Os profissionais de coaching sabem que as barreiras que atrapalham alguém de alcançar suas metas podem ser objetivas e/ou subjetivas. Muitas dificuldades subjetivas podem ser transpostas eficazmente utilizando técnicas de coaching. Entretanto, as dificuldades psicológicas podem ter um caráter mais grave, exigindo um processo de psicoterapia ou mesmo o uso de medicação. Um psicólogo no papel de coach tem a formação necessária para fazer essa avaliação e encaminhar o cliente para o atendimento adequado.

Entre em contato para saber como você poderia se beneficiar do trabalho com Coaching!